Leucemias


Leucemia corresponde a um grupo de neoplasias malignas com origem nas células tronco da medula, podendo ser classificada em aguda ou crônica a depender principalmente do grau de maturidade das células implicadas. Os principais subtipos são as leucemias mieloides e linfociticas agudas e crônicas.
Estima-se que no ano de 2020 houve 10.810 novos casos de leucemia na população brasileira, existem fatores de risco sabidamente conhecidos para essa morbidade como a eposição a benzenos, radiação ionizante, formaldeído e diversos agrotóxicos.
Os sinais e sintomas da doença são inespecíficos, geralmente relacionados às consequências da leucemia no sangue periférico (anemia, leucopenia e plaquetopenia).
O primeiro exame solicitado em casos suspeitos é o hemograma, e de acordo com o resultado segue investigação com aspirado de medula óssea e, se necessário, a biópsia de medula óssea.
A análise histológica da biópsia de medula óssea é feita pelo médico patologista! Nesta avaliação será observada a celularidade medular, linhagens que a compõem, a relação, distribuição e maturação destas células, grau de fibrose se presente, e ainda pode ser descartada ou confirmada a infiltração por eventuais metástases. Em certos casos, de maneira complementar, ainda podem ser realizadas colorações especiais (destaque para reticulina) e também o estudo imunoistoquímico sobre o material.

Fontes: OMS, Failace