








Continuando nossa série do Agosto Branco, hoje falaremos do Câncer de pulmão não pequenas células, que corresponde a cerca de 80% a 85% dos casos de neoplasias malignas pulmonares. Os principais subtipos deste grupo são: adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e carcinoma de grandes células, incluindo o de diferenciação neuroendócrina. Esses subtipos começam em diferentes tipos celulares.
– Adenocarcinomas: começam nas células que normalmente secretaram substâncias como o muco, e ocorre principalmente em pessoas que fumam ou já fumaram, mas também é o tipo mais comum observado em pessoas não fumantes, sendo mais comum em mulheres.
– Carcinoma de células escamosas: começam nas células escamosas (oriundas de metaplasia escamosa) que revestem o interior das vias aéreas. Eles estão frequentemente ligados a um histórico de tabagismo e tendem a ser encontrados na parte central dos pulmões, perto de uma via aérea principal (brônquio).
– Carcinoma de grandes células: pode aparecer em qualquer parte do pulmão. Ele tende a crescer e se espalhar rapidamente, o que pode dificultar o tratamento. Um tipo especial de carcinoma de células grandes é o de diferenciação neuroendócrino, que é de crescimento rápido, relativamente semelhante ao câncer de pulmão de pequenas células.
Aprenda mais sobre a temática no post de hoje!