








O exame citopatológico de colo uterino, também conhecido como exame de Papanicolau ou “preventivo do colo do útero”, é um teste realizado para detecção de lesões precursoras e/ou lesões malignas glandulares e escamosas do colo uterino, que tem como principal fator de risco o papilomavírus humano (HPV). Trata-se de um método diagnóstico simples e acessível! No Brasil, é recomendado a coleta para rastreamento em pacientes que já iniciaram a atividade sexual entre os 25 e os 64 anos.
Para resultados mais confiáveis é necessária coleta adequada do material em momento e condições favoráveis, além de requisição contendo a história clínica da paciente, preferencialmente fora do período menstrual.
O médico assistente ou ginecologista realizará o exame especular, em que identifica o colo uterino, analisando seu aspecto, em seguida realizará as coleta. Realizando esfregaços utilizando a espátula de Ayres (ectocervical) e escova endocervical, no caso do exame convencional, confeccionará prontamente a lâmina a ser armazenada em álcool ou uso de spray fixador. Caso opte pelo meio líquido, as pontas dos instrumentos de coleta devem ser destacadas ou agitadas colocando a amostra coletada sob meio líquido conservante.
Vale lembrar, que a citologia em meio líquido, criada na década de 1990, possui vantagens sobre a técnica convencional por produzir esfregaços em camada fina de células, virtualmente livre de artefatos como sangue, muco e inflamação, além de material residual que pode ser usado para o testes moleculares (detecção do HPV) e imunocitoquímica.
O material é finalizado então utilizando a coloração de Papanicolau na lâmina contendo as amostragens, que serão posteriormente analisados microscopicamente. O laudo citopatológico cervical pode evidenciar resultados dentro dos limites da normalidade, com alterações reacionais, infecções por microorganismos, ou evidenciar alterações suspeitas, displasia e malignidade.
Em breve comentaremos como o médico patologista analisa e chega a conclusões diagnósticas tão importantes para a prevenção do câncer de colo de útero!