







O que é câncer de mama?
Chamamos câncer de mama todos os tumores malignos que surgem dos tecidos mamários e, como podemos estar diante de vários tipos histológicos, a evolução também pode ser diferente para cada um (alguns podem se desenvolver mais rapidamente).
Fatores de risco:
Não existe apenas uma causa para o câncer de mama!
Há fatores de risco não modificáveis (idade, sexo e fatores genéticos/hereditários) e fatores de risco modificáveis (fatores ambientais, comportamentais e da história reprodutiva e hormonal da pessoa).
São exemplos:
– Genéticos/hereditários*: história familiar de câncer de ovário; câncer de mama na família (especialmente de antes dos 50 anos); história familiar de câncer de mama em homens;
alteração genética (como os genes BRCA1 e BRCA2).
– Ambientais/comportamentais: obesidade e sobrepeso pós-menopausa; sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas.
– Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes do 12 anos; primeira gestação após os 30 anos; menopausa após os 55 anos; terapia de reposição hormonal (principalmente por mais de 5 anos).
*Possuir um ou mais fatores genéticos/hereditários classifica risco elevado para câncer de mama, porém não significa necessariamente que a pessoa vá desenvolver o tumor.
Como prevenir?
Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, evitar consumo de bebidas alcoólicas, evitar o uso de hormônios sintéticos (terapia de reposição hormonal, por exemplo).
Detecção precoce:
Quando detectado em fases iniciais aumentam-se as chances de sucesso terapêutico!
O auto-exame das mamas auxilia na descoberta de alterações pelas próprias pacientes. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreio em mulheres entre os 50 e os 69 anos e FEBRASGO entre os 40 e 74 anos de idade. Este exame ajuda na detecção de alterações suspeitas antes do surgimento de sintomas, auxiliando na redução das taxas de mortalidade por esta doença.
Fontes: INCA; FEBRASGO